sábado, 2 de julho de 2005

Inventada pastilha elástica que não se cola

Cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, inventaram uma pastilha elástica que não se cola, o que faria poupar às autoridades centenas de milhar de libras em limpezas.
Na base da descoberta está um polímero chamado «revolímero», criado por uma equipa daquela universidade dirigida por Terry Cosgrove, professor de Físico-Química.
O segredo, em termos gerais, estaria na combinação de dois polímeros, um que repele a água e outro que a atrai.
O resultado, segundo os investigadores, é uma pastilha elástica que não se cola, quer esteja húmida ou seca, mas está ainda em fase de experimentação.
«Temos a base da pastilha elástica sem sabores ou outros ingredientes. É como um chiclete mastigado durante muito tempo», explica no jornal Times o professor.
A invenção obteve na quinta-feira o prémio Novo Projecto da Universidade de Bristol, no valor de 30.000 libras (49.200 euros), que permitirá a continuação das investigações.
Além desta utilização, Cosgrove garante que o novo polímero poderá ser também usado para limpar grafitos ou, em hospitais, para evitar que as bactérias adiram às luvas.
Em Fevereiro, a Câmara de Liverpool promoveu uma «cimeira do chiclete» para reclamar um imposto especial sobre este produto que ajudaria a pagar os cerca de 220 milhões de euros anuais em que estimou o custo de os limpar.
in Diário Digital 1 de Julho 2005