segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Primeiro ano do Programa MIT considerado muito positivo

Esteve reunido ontem em Lisboa o painel internacional de avaliadores do Programa MIT Portugal, que assinala hoje um ano depois do lançamento. Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, considera que este primeiro ano foi muito positivo e que se reflecte num “progresso extraordinário” ao nível do Ensino Superior em Portugal.
Desde 11 de Outubro de 2006 o programa já envolveu 60 professores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), incluindo um Nobel, que se somam a 180 professores e investigadores das sete universidades portuguesas e 11 instituições de investigação envolvidas no projecto. Foram lançados novos programas de pós graduação e 130 alunos foram seleccionados para doutoramentos e mestrados.
Numa conferência destinada a fazer o balanço deste primeiro ano, Phil Clay, chanceler do MIT, assumiu também a satisfação com o programa e com o envolvimento que todo o Governo português colocou neste tema. Reconhece no entanto que existem algumas dificuldades na coordenação de todas as instituições, cada uma com a sua cultura e modo de funcionamento.
Para 2008 o programa pretende centrar-se mais na indústria, criando redes temáticas que possam garantir a valorização económica do conhecimento científico gerado por estas parcerias, adiantou Paulo Ferrão, coordenador nacional do programa em conferência de imprensa.
Existem já alguns resultados práticos do envolvimento das empresas neste programa, sendo citado o o investimento de uma empresa malaia de alta tecnologia numa fábrica de pilhas de combustível, que prevê a criação de um Centro de Investigação e Desenvolvimento e a contratação, numa primeira fase, de 67 doutores e mestres. Recorde-se que as empresas que se associaram ao programa comprometeram-se formalmente em aumentar em 50% o investimento em Investigação e Desenvolvimento (I&D) e em garantir 60 novos contratos de doutores e 100 novos contratos de especialistas até 2011, bem como duplicar o registo internacional de patentes em dois anos.
Entre as empresas que assinaram este compromisso estão a EDP, EDP Inovação, Efacec, Galp Energia, REN, Martifer e Deimos, so sector da energia e Autoeuropa, Amorim Industrial Solutions, Inapal, Simoldes, Plasdan, Celoplás, Iber Oleff, Manuel da Conceição Graça, Sunviauto, TMG e CEIIA, do sector automóvel.


http://tek.sapo.pt/4P0/776995.html

Acordo com MIT assinado há um ano

Já começaram as aulas para os primeiros 130 alunos integrados no programa de cooperação com o MIT, incluindo alguns colegas e ex-colegas nossos do curso de Engenharia de Polímeros, o agora Mestrado Integrado em Engenharia de Polímeros!


Para ver em mais pormenor carrega no link deste post e avança o cursor até 20:20 min onde inicia esta notícia.

mms://195.245.176.20/rtpfiles/videos/auto/jornaltarde/jtarde_1_11102007.wmv

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Departamento de Química da UA premiado Internacionalmente

A Process Systems Enterprise Ltd. (PSE) premiou a comunicação “Characterization of na Extracellular Lipase Form Yarrowia lipolytica”, resultado de um trabalho coordenado pelos Professores João Coutinho e Alice Coelho, do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, e co-autoria de A. Brígida, P. Amaral e L. Gonçalves, do Departamento de Engenharia Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A distinção teve lugar no 6º Congresso Europeu de Engenharia Química, realizado nos dias 16 a 21 de Setembro, em Copenhaga.
Este trabalho, resultado de uma colaboração frutuosa entre os Departamentos de Química da Universidade de Aveiro e o Departamento de Engenharia Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Brasil, na área da Engenharia de Bioprocessos, aborda as lipases que catalisam a hidrólise de gorduras e a síntese de ésteres de ácidos gordos.
A aplicação industrial destas enzimas estende-se a vários sectores, como indústria têxtil, detergentes, alimentos, sendo hoje utilizadas também na produção de biodiesel, polímeros biodegradáveis e como ferramenta em diagnósticos clínicos.
O estudo trata da determinação das principais características da lipase (actividade e estabilidade) produzida por Yarrowia lipolytica IMUFRJ 50682, estirpe isolada da Baía de Guanabara (Rio de Janeiro, Brasil). A produção e aplicação desta enzima vêm sendo estudadas pelos investigadores de ambas as Instituições.