quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Departamento de Química da UA premiado Internacionalmente

A Process Systems Enterprise Ltd. (PSE) premiou a comunicação “Characterization of na Extracellular Lipase Form Yarrowia lipolytica”, resultado de um trabalho coordenado pelos Professores João Coutinho e Alice Coelho, do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, e co-autoria de A. Brígida, P. Amaral e L. Gonçalves, do Departamento de Engenharia Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A distinção teve lugar no 6º Congresso Europeu de Engenharia Química, realizado nos dias 16 a 21 de Setembro, em Copenhaga.
Este trabalho, resultado de uma colaboração frutuosa entre os Departamentos de Química da Universidade de Aveiro e o Departamento de Engenharia Bioquímica da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Brasil, na área da Engenharia de Bioprocessos, aborda as lipases que catalisam a hidrólise de gorduras e a síntese de ésteres de ácidos gordos.
A aplicação industrial destas enzimas estende-se a vários sectores, como indústria têxtil, detergentes, alimentos, sendo hoje utilizadas também na produção de biodiesel, polímeros biodegradáveis e como ferramenta em diagnósticos clínicos.
O estudo trata da determinação das principais características da lipase (actividade e estabilidade) produzida por Yarrowia lipolytica IMUFRJ 50682, estirpe isolada da Baía de Guanabara (Rio de Janeiro, Brasil). A produção e aplicação desta enzima vêm sendo estudadas pelos investigadores de ambas as Instituições.

Sem comentários: