quinta-feira, 5 de janeiro de 2006

Garrafa de gás inovadora é um sucesso nas vendas

A Galp Energia vendeu, em dois meses, 60 mil unidades da nova garrafa de gás Pluma para consumo doméstico. O anúncio foi feito, ontem, em Guimarães, pela petrolífera portuguesa, durante a visita do ministro da Economia, Manuel Pinho, à Amtrol-Alfa, empresa que está a produzir a nova garrafa.
Lançada em Outubro, a Pluma é mais leve (pesa metade da garrafa tradicional), mais ergonómica, segura e totalmente reciclável. "Um bom exemplo da cooperação entre universidades e empresas", inserida no espírito do Plano Tecnológico do Governo de José Sócrates, afirmou Manuel Pinho.
Um projecto do Norte
O projecto "Pluma" envolveu parcerias com as universidades do Porto e do Minho, em áreas de modelação do processo de fabrico, desenvolvimento de protótipos, testes e selecção de materiais. Para a sua produção, a Amtrol-Alfa criou uma nova unidade de raiz, com criação de 29 postos de trabalho. O investimento, totalmente realizado em Portugal, foi superior a 10 milhões de euros.
Até ao final do ano, a empresa petrolífera espera vender mais de 500 mil garrafas. A capacidade de produção actual é de mil garrafas por dia (250 mil por ano), devendo aumentar no segundo semestre deste ano. Nesta altura, como referiu a empresa, estão a ser feitos contactos com vista à exportação da nova garrafa para dois países. Os números de arranque "excedem as melhores expectativas", correspondendo a 2,5% das vendas totais de gás engarrafado, segundo a Galp Energia.
Leveza e robustez
Pioneira à escala mundial, a garrafa combina a robustez do aço, no interior, com a leveza de um invólucro exterior em material de elevada resistência. O projecto envolveu o Pólo de Inovação em Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho, que assumiu os estudos de selecção das matérias-primas e simulação da nova garrafa, e o Instituto de Engenharia Mecânica e Gestão Industrial, ligado à Universidade do Porto, que desenvolveu a parte de modelação do processo de fabrico.
Vê aqui a famosa publicidade da Galp promovendo a Pluma, http://www.youtube.com/watch?v=-nKwv6gVjTk&search=pluma
in Jornal de Notícias 4 de Janeiro 2006

Sem comentários: