domingo, 4 de novembro de 2007

Qualidade e inovação ao serviço dos clientes

Criada em 1949, a Silanto S.A. é uma empresa que desenvolve a sua actividade no sector da construção civil, através da distribuição de materiais de construção, processo que é complementado pela transformação e instalação de alguns dos materiais que representa. Em entrevista ao jornal “O Primeiro de Janeiro”, Luís Machado, director do serviço financeiro, falou-nos sobre o percurso da empresa, dos seus primórdios às perspectivas para o futuro.

A empresa iniciou a sua actividade em 1949 sob a forma de Sociedade por quotas, e estabeleceu a sua Sede em Lisboa. Foi inicialmente pertença de outros titulares, e o âmbito da actividade era mais restrito daquele que tem na actualidade. Em 1969 e após algum crescimento orgânico estabeleceu-se no Porto com uma Sucursal e foi no mesmo ano adquirida pela família e grupo Cunha Gomes, já então proprietários de um vasto leque de interesses ligados à Construção Civil e liderada pela empresa mãe - Materiais de Construção Cunha Gomes.
A Silanto S.A. tem a sede em Canelas, Vila Nova de Gaia. As suas duas filiais situam-se em Sintra e em Faro e detém uma implantação nacional, com maior preponderância na zona litoral, “onde a densidade em termos de construção é efectivamente superior”, explica Luís Machado.
A empresa desenvolve uma actividade eminentemente comercial e comercializa um vasto conjunto de materiais repartidos por quatro áreas de negócios distintas, a destacar:
- Tectos e Revestimentos – onde se inclui um alargado conjunto de materiais como revestimentos murais, revestimentos de pavimentos e tectos falsos.
- Isolamentos – que engloba duas sub-áreas, a térmica e a acústica direccionadas para segmentos de mercado distintos.
- Policarbonatos – na categoria dos polímeros onde se destacam as placas compactas, onduladas e alveolares.
- Compactos Fenólicos – onde se destacam os kits de divisórias de WC, portas, cacifos, bancos, entre outros, enumerou o director dos serviços financeiros. Assim, a abordagem ao mercado é feita através dessas diferentes áreas de negócios e, em função disso, as principais actividades da empresa passam pelos âmbitos comercial e de instalação.

Neste sentido, “temos um alvará de construção e, consequentemente, cerca de 27 por cento da nossa facturação é de prestação de serviços, ou seja, de serviços de instalação (nomeadamente instalação de tectos falsos, pavimentos, revestimentos, murais, interiores, exteriores, pavimentos em madeira, etc)”, clarificou Luís Machado. Para além disso, acrescenta que “muita da nossa actividade de instalação passa por uma área relativamente recente, que é a área dos compactos Fenólicos, que se concretiza através da elaboração de um conjunto de kits que são transformados numa empresa nossa associada, a Mecofenol, que procede à transformação do material. Os fenólicos são utilizados em aplicações que exijam resistência, durabilidade, entre outros”.
A actividade de instalação da Silanto S.A. tem maior preponderância na filial de Faro, pois em todo o Algarve é considerada como uma empresa de referência e com forte notoriedade. Por outro lado, regista-se menor preponderância de actividade de instalação no Norte, através da sede, e também em Lisboa, onde a empresa exerce funções essencialmente comerciais. Com efeito, a actividade da empresa está verticalizada, ou seja, não se trata de uma entidade meramente dedicada à importação, compra e distribuição de materiais. “Somos, para além disso, transformadores de alguns desses materiais e instaladores dos mesmos, quando a situação nos é solicitada, e para isso estamos devidamente habilitados por esse alvará de construção”, explica Luís Machado. Além disso, essa verticalização da actividade é “uma forma de conseguirmos incrementar factores críticos de competitividade nos negócios e de nos diferenciarmos também da concorrência”.

Estrura física e humana
As instalações da Silanto S.A. em Canelas têm 3900 metros, 2600 de área coberta, onde está centralizada toda a área administrativa e financeira, existindo ainda um balcão e um show-room para a apresentação de alguns dos produtos, e um armazém com algum potencial de armazenagem, com redistribuição, nalguns dos casos, para as nossas filiais. A filial de Sintra, (situada na zona de Albarraque), tem uma armazém com cerca de 600 metros quadrados, onde são desenvolvidas actividades de armazenagem e distribuição de materiais. Relativamente à filial de Faro, as instalações são arrendadas, isto porque, segundo diz Luís Machado, “nesse local temos uma estrutura humana que prevalece sobre a física, pois o negócio faz-se basicamente em obra, embora tenhamos o nosso espaço (cerca de 400 metros quadrados) para uma actividade de distribuição sustentável”.
No que respeita ao número de colaboradores, actualmente a Silanto S.A. tem, no total, 38 colaboradores (6 em Faro, 6 em Sintra, e 26 no Porto). Neste contexto, Luís Machado sublinha a aposta da empresa nos seus recursos humanos, “porque somos uma empresa que se distingue da concorrência pelo facto de apostarmos muito na valorização, na formação e na motivação de recursos, e, por isso, temos um conjunto de colaboradores com formação superior e de elevado know how; que nos permite um melhor conhecimento das técnicas do negócio e dos mercados. Estes são os factores que nos têm garantido a possibilidade de estarmos no mercado tantos anos, com a notoriedade que o nosso nome detém.”
Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade de acordo com a Norma NP EN ISO 9001:2000
O processo de certificação da Silanto S.A. teve início no final do ano de 1999, tendo decorrido a maior parte do processo durante o ano de 2000 e 2001. Luís Machado explica: “ficámos certificados pela SGS Internacional em Setembro de 2001, porque sendo a Silanto uma empresa com contactos no exterior (é uma empresa que importa uma elevada percentagem dos materiais que distribui) teríamos maior visibilidade se a certificação fosse feita através de uma entidade com presença internacional”.
A certificação foi um investimento direccionado para uma melhoria continua da qualidade dos produtos comercializados e serviços prestados. A Silanto S.A tem orientado a sua estratégia no sentido da inovação, reforço da competitividade, consolidação das relações com os seus fornecedores, valorização dos seus recursos humanos, com o objectivo último de optimizar a satisfação dos seus clientes. Neste sentido, as garantias prestadas por uma empresa certificada são substancialmente reforçadas em relação às empresas não certificadas.
Obras, clientese marcasde referência
A Silanto S.A. faz a sua comunicação institucional através do seu site (silanto.pt), onde são apresentadas noções da história, da actividade e das representações da empresa. Em relação aos clientes, podemos segmentá-los em três grandes grupos: o cliente construtor, o cliente revendedor de materiais de construção e os instaladores dos nossos materiais. “Nós trabalhamos com os principais construtores do mercado, nomeadamente a Mota-Engil, Teixeira Duarte, M.M.S.F., Soares da Costa, a Edifer, a Obrecol, entre outros. Em relação a revendedores, podemos destacar a Sival, a Placosacavém, o Custódio Rodrigues, a Calgesso, a Cimaca, o Artur Agostinho, entre outras”, referiu Luís Machado.
No que respeita a marcas de referência, a Silanto S.A. representa, na área dos isolamentos térmicos, a DOW CHEMICAL, uma multinacional norte-americana, líder de mercado nessa área e a ROCKWOOL (líder no seu segmento de mercado); na área dos Policarbonatos, representa a BRETT MARTIN e a POLITEC, entre outras. Em Portugal, podemos destacar a SONAE (nos pavimentos estratificados), e a AMORIM (nos pavimentos de madeira), a FIBROPLAC (no gesso cartonado) e a FALPER (na perfilaria).
A Silanto, S.A. conta com uma vasta lista de projectos de referência realizados os quais evidenciam o profissionalismo e know how dos colaboradores e a elevada qualidade do serviço prestado, nomeadamente:
- Diversas intervenções em obras do EURO 2004, onde se destaca o Estádio de Faro – Loulé.
- Vista Alegre, Fábrica de Sapatos ECCO, Estádio Sporting, Estádio Belenenses, Hospital Arrábida, Biblioteca José Saramago, entre outros.
Panorama actual
Luís Machado considera que a crise do sector e da economia tem sido muito penalizadora, porque desde 2001 até 2006 o produto de construção civil reduziu cerca de 23 e meio por cento, valor que caminha, para uma redução de 30 por cento do negócio global do mercado, após 2006. Neste sentido, a Silanto S.A. não ficou imune a esse período de menor vitalidade do mercado e também registou quebras na sua actividade, no volume e nos níveis de rentabilidade, desde 2001: “Estamos agora a inverter esse processo no sentido de retomarmos aquela que foi a nossa normalidade durante muitos anos (nomeadamente de 1997 a 2001), que foram anos áureos de crescimento da actividade e da rentabilidade da empresa)”, garante o nosso interlocutor.
Futuro
Tendo em conta a situação do mercado da construção civil em Portugal e da própria economia, a administração da Silanto S.A. não tem ambições de crescimento desmesurado: “Atendendo ao facto de, nos últimos anos termos reduzido a nossa estrutura humana e também a estrutura de custos, pretendemos crescer de forma a compensar nominalmente os valores de inflação. Neste momento não há nenhum indicador que nos permita dizer que o mercado vai disparar, pelo contrário, e, por isso, queremos ir crescendo de forma sustentada, consolidada”.
Para o futuro a empresa pretende consolidar a sua posição e notoriedade no mercado, apostando numa orientação estratégica que assenta na continuidade da sua política de inovação, através da introdução e promoção de novas marcas e produtos, contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento de soluções construtivas de vanguarda.Será aposta, igualmente, a introdução de novos factores críticos de competitividade no negócio, de modo a reforçar a cadeia de valor do mesmo, como exemplo: temos a aposta no projecto de Benchmarking e a criação de marcas próprias.Será reforçada a aposta no sistema de gestão de qualidade com o objectivo de optimizar a satisfação do cliente.
Benchmarketing e Controlo de Gestão
Com o objectivo de melhorar o seu sistema de gestão e o respectivo controlo a Silanto está a desenvolver um projecto de Benchmarking que completa e reforça o sistema de gestão da Qualidade implementado na empresa, na vertente da optimização da satisfação dos requisitos do cliente e na melhoria continua dos seus produtos, serviços, processos e resultados.
O Benchmarking enquanto projecto e instrumento de gestão implica a interrogação no seio da nossa empresa sobre o processo produtivo e a adopção de estratégias para a sua racionalização, visando a melhoria do seu desempenho.
O projecto desenvolvido pela empresa assenta na adopção de um conjunto de indicadores de desempenho e produtividade objectos de medição periódica e fulcrais à avaliação do sistema de gestão e à determinação da política estratégica.
A utilização dos indicadores permite a realização de uma auto-diagnóstico ou análise do nível de eficiência dos diversos processos da empresa e, por outro, a comparação com os resultados agregados dos seus congéneres, visto que os dados são registados numa plataforma comum que reflecte o desempenho global da Industria da Construção e permite à empresa conhecer o seu posicionamento nesse mesmo desempenho.

1 comentário:

Anónimo disse...

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